O que é a Física ?



A palavra “ física ” tem origem grega e significa natureza. Assim física é a ciência que estuda a natureza, daí o nome de ciência natural .

Em uma época em que os avanços tecnológicos fazem parte de nosso dia-a-dia, a Física aparece como Ciência que busca aproximar o cidadão das novas linguagens utilizadas. O ensino deve permitir que o aluno investigue e conceitue problemas do cotidiano relacionados aos fenômenos físicos, relacionando-os com os fenômenos biológicos e químicos do mundo ao qual pertencemos.



Para que estudar física?



Você já se questionou, para que estudar Física? Certamente. E toda aquela matemática envolvida, será que é indispensável? A Física ganhou um caráter muito acadêmico, infelizmente, se desprendendo do nosso cotidiano e servindo apenas para a resolução de exercícios escolares.

Aprender Física é compreender fenômenos que acontecem à nossa volta, e que por muitas vezes mistificamos, tornando-os um mistério proibido de ser desvendado. Compreender esses fenômenos não implica em quebrar o encantamento das coisas, mas possibilitar se encantar com seus por menores, que são ainda mais surpreendentes.

Você já viu uma aranha subir pela parede? Nunca se questionou como ela consegue fazer isso? E aqueles estalos que o pente provoca em seu cabelo em dias de inverno, deixando-o todo armado? É, apesar de serem muito diferentes esses dois episódios, o fenômeno físico envolvido é o mesmo. E aquelas estrelas lá no céu, que inspiram muitos poetas e mexem com a nossa imaginação? Sabia que os homens já estão construindo uma, pequenina, para nós, aqui na Terra, para obter energia praticamente inesgotável que alimentará as lâmpadas e os aparelhos elétricos em nossas casas?

Aprender Física é contemplar a imaginação humana que parece ser maior que o Universo lá em cima, onde estão as estrelas do poeta. Por que você lê uma poesia ou aprecia um quadro? Para que eles servem? Você dirá que eles são expressão da arte do homem. Então, a Física também pode ser vista deste modo, e não é necessário dominar matemática sofisticada para poder apreciar as poesias feitas pelos físicos, do mesmo modo que você não precisa saber pintar um quadro para poder apreciar as obras de Picasso.

Mas a Física não pára por aí, ela tem suas implicações tecnológicas e suas utilidades práticas no nosso dia-a-dia. Porém, para esta dimensão, a linguagem pela qual ela se comunica é a Matemática e para nos comunicarmos com ela é necessário ter um certo domínio desta linguagem.