VOLTAR

      ATRAÇÃO E REPULSÃO

       

       

      Para analisarmos, qualitativamente, as forças elétricas de atração e repulsão, bem como a presença de cargas em um corpo, necessitamos apenas de um simples equipamento conhecido como eletroscópio. Clique AQUI e veja como construí-lo.

      A figura abaixo mostra o que acontece quando aproximamos de um eletroscópio um bastão eletrizado com um certo tipo de carga. Para eletrizar o bastão basta atritá-lo com um pedaço de papel.

       

      Observamos que o fio se afasta da superfície laminada ao aproximarmos o bastão e retorna a sua posição normal quando retiramos o bastão.

      QUESTÃO 1: Ao afastarmos o bastão, lembrando que o mesmo não toca o eletroscópio, percebemos alguma presença de carga depositada no nosso equipamento? Por que?

      Agora aproxime o bastão e toque o eletroscópio com o dedo (figura 2). Você perceberá que o fio permanecerá afastado mesmo quando retiramos o bastão.

       

       

      QUESTÃO 2: O que podemos concluir disto?

      Ao tocarmos o eletroscópio com o bastão o fio se afasta, é repelido, e continua afastado mesmo quando retiramos o bastão (vide figura 3). Isso acontece porque o eletroscópio adquire carga.

       

       

      QUESTÃO 3: Temos como descobrir se o eletroscópio foi carregado positiva ou negativamente? Por que?