[ATIVIDADE 1] [ATIVIDADE 2] [ATIVIDADE 3] [ATIVIDADE 4] [ATIVIDADE 5]

MAGNETISMO

Acredita-se que as primeiras observações de fenômenos magnéticos foram realizadas pelos gregos em uma cidade denominada Magnésia. Eles verificaram que um certo tipo de pedra atraía pedaços de ferro, são os ímãs naturais. O termo magnetismo foi então usado para denominar o estudo das propriedades desses ímãs.

O propósito desta seção é estudar por meio da experimentação estas propriedades, ou seja, o magnetismo, e também a sua interação com os fenômenos elétricos, que é o eletromagnetismo.


GUIA DE MONTAGEM

MATERIAL:

BÚSSOLA

  Abrir as hastes do colchete e bater com o prego em sua parte central. Não perfurar o colchete. Cortar um quadrado de 3 cm de lado utilizando o papel cartão. Espetar o alfinete no meio de modo que a ponta fique para cima onde deverá ser apoiado o colchete.  

MOTOR

Pegar um pedaço de fio de cerca de 20 cm e dar três voltas em torno de uma pilha grande ou outro objeto cilíndrico de diâmetro aproximadamente igual a 3 cm. Não esquecer de deixar duas pontas de 3 cm em lados opostos na bobina, formando um prolongamento do diâmetro.

    Suporte para bobina: usar um pequeno pedaço de madeira maciça ou isopor para fincar as hastes de arame. Cortar dois pedaços de arame de comprimento tal que se possa apoiar a bobina e embaixo da bobina fique um imã. O ímã deve ficar o mais próximo possível da bobina porém não pode impedi-la de girar.