Processos de Eletrização



A- Existem três tipos de Eletrização de corpos:

  1. por atrito;

  2. por contato;

  3. por inducão.



1- Eletrização por Atrito


Tem-se a eletrização por atrito quando atrita-se dois corpos . Ex.: pegando-se um canudinho de refrigerante e atritando-o com um pedaço de papel (pode ser higiênico); observa-se através de experimentos que ambos ficam carregados com a mesma quantidade de cargas , porem de sinais contrários.


2- Eletrização por Contato


Quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado, observa-se que ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal. Ex.: tendo-se um bastão carregado e uma esfera neutra inicialmente, ao tocar-se as esfera com este bastão verifica-se que a esfera adquire a carga de mesmo sinal daquela presente no bastão.


3- Eletrizacao por Indução

A indução ocorre quando se tem um corpo que esta inicialmente eletrizado e é colocado próximo a um corpo neutro. Com isso, a configuração das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrario a do bastão tendem a se aproximar do mesmo. Porém, as de sinais contrários tendem a ficar o mais afastadas possível. Ou seja, na indução ocorre a separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo neutro ou corpo induzido.



INTRODUÇÃO

- Conceitos - Processos de eletrizaçao - Pêndulo Eletrostático - Eletroscópio de folhas - Como construir o seu aparato experimental - Brincando com a eletrostática

PÁGINA PRINCIPAL